“A VIDA É BELA” nos fala da liberdade que nos dá sentido
É bom poder escolher, mas é bom saber que escolher significa também que terá que abrir mão de algo; e às vezes esse “algo” é tão importante quanto o que estamos optando, aí a escolha se torna difícil e dolorosa.
“O homem em busca de um sentido” é uma dessas obras que todos deveríamos ler, seja por acaso ou por engano. Seu autor, Viktor Frankl, foi um dos muitos judeus que sofreram em sua própria carne os campos de concentração da Alemanha nazista.
Podem racionar-nos comida, obrigar-nos a trabalhar o dia todo, punir-nos com espancamentos ou ameaçar-nos com a morte, como os nazis fizeram com os seus prisioneiros, mas o que os sem coração não puderam fazer foi controlar a esperança daqueles que se levantavam todos os dias, no meio do inferno, com a vontade de sobreviver. Viktor Frankl nos diz, com toda a dureza, que aqueles que fizeram uso dessa liberdade e não se abandonaram foram os que melhor apoiaram essas condições.
Da literatura, ao cinema, a um dos filmes mais maravilhosos que foram filmados: “A Vida é Bela”. Uma obra prima do cinema, foi nomeado em 1998 para 7 prêmios da Academia - ganhou 3 Oscars, incluindo um de Melhor Ator Roberto Benigni. Neste extraordinário conto, Guido (Benigni) - um charmoso mas desastrado garçom que é presenteado com uma imaginação fértil e um irresistível sentido de humor - ganhou o coração da mulher que ele ama e criou uma bela vida para a sua jovem família. Mas, em seguida, a vida encontra-se ameaçada pela II Guerra Mundial ... e Guido deve contar com esses mesmos pontos fortes para salvar sua amada esposa e filho de um futuro impensável! Homenageado com grande aclamação da crítica, esta, verdadeiramente excepcional, absolutamente única realização, vai levantar seu ânimo e capturar o seu coração! (Título Original - Life is Beautiful)Guido faz com que o pequeno Giosuè não perceba o que realmente está acontecendo ao seu redor. Na verdade, Guido tenta se certificar de que seu filho tenha em mente que eles escolheram estar lá e que a qualquer momento eles podem ir embora. Ele entende que seu filho pode suportar tudo, menos saber que perdeu a liberdade.
A vida em um todo realmente é Bela.
ResponderExcluir