quinta-feira, 16 de março de 2023

POETIZE 2023- PARODIANDO CANÇÃO DO EXÍLIO


1- CANÇÃO DA MINHA ESCOLA


Na minha escola tem muitas árvores

Com passarinhos a cantar

Uma vista muito bela

e muitas flores amarelas.


Tem uma biblioteca linda

Cheia de livros para ler

Aprendizagem que não se finda

Que me ajuda a crescer.


Uma escada colorida

cheia de tantos encantos….

Com meus colegas divertidos

Todo dia lá brinco e canto!


Peço a Deus para sempre nela ficar

Nesta escola de tantas belezas,

Com passarinhos a cantar,

De horizonte tão belo

Com Deus a abençoar!

Não permita que eu precise

Em outra escola estudar!


Aqui os meus professores

São os melhores que há!

Neste lugar sinto-me acolhida

É como meu próprio lar…

Não permita Deus que daqui eu vá

Estudar em outro lugar!


Ana Júlia Santa Cruz - 6° ano vespertino



2- MINHA TERRA


Minha terra tem montanha

Lindas pra se aventurar,

Com flores exuberantes

Onde pássaros cantam sem parar.


Nossas noites são mais brilhantes

Nosso céu, mais radiante!

Nossa terra, tão preciosa…

E as comidas? Deliciosas!


Lá não temos poluição

Somos contra devastar

e todos tem a preocupação

Em cuidar bem deste lugar!


Ai que saudade infinita

Que tenho de lá

O céu que cá brilha

Não brilha como lá!


Não permita Deus que eu parta

Sem antes dela desfrutar

Sem avistar seu horizonte

Que não encontro por cá,

Porque beleza como a de Minas

É difícil de encontrar.


Ai que saudade infinita

Que tenho de lá

O céu que cá brilha

Não brilha como lá!

Não permita Deus que eu parta

Sem à minha terra retornar!


Eloá Flores -  9º ano vespertino



3- CANÇÃO DA MINHA TERRA


Minha terra é bonita

Cheia de cores pra esbanjar,

Lá tem animais, plantas e mares,

Sem a maldade pelo ar!


Céu cheio de estrelas,

Luzes a brilhar!

Aves que voam longe….

Lá é o meu lugar!


Minha terra não tem desigualdade

Nem guerra, nem dor!

Lá todos são iguais

Independente da cor!


As riquezas desse mundo

Não faz ninguém ser melhor

Matar, roubar ou abusar

O que há de ser pior?

Preste atenção, respeite a vida

Cuide do seu bem maior!


Não permita Deus que eu morra

Sem antes ao mundo dizer

Minha terra é perfeita

E lá quero viver

Em comunhão com a natureza

Este é nosso dever!


Franmciely Quetly Pereira Costa - 8° ano vespertino


4- MINHA ESCOLA


Minha escola tem professores

Que sabem bem como ensinar!

Os mestres que aqui lecionam

Se dedicam para arrasar!


Minha escola tem espaços

Espaços pra lá e pra cá...

Com colegas todos os dias

Vou pra quadra jogar!


Ao pensar sozinho à noite

Minha escola dá prazer

Ela tem uma linda biblioteca

Onde a gente pode ler!


Minha escola tem escadas

Com dizeres importantes

Ao pensar sozinho à noite

Acho tudo emocionante!

Minha escola tem pessoas

Com ideias interessantes!


Não permita Deus que eu morra

Antes de ver esta escola mais brilhar

Onde os alunos juntos

Possam com ela partilhar

O sucesso de todos nós

Que querem aprender ou ensinar!


Igor Lemos Rodrigues -   8°ano vespertino


5- MINHA TERRA


Minha terra tem florestas

Onde cantam as araras

As aves que lá vivem

Como aqui são muito raras!


Nosso céu tem a cor cinza

Nossos rios têm mais esgoto

Nossos bairros têm mais casas

Nossos bens nas mãos dos outros!


E na escuridão da noite

Nasce a lua amarela

Refletindo nas paredes e muros

A beleza de cor aquarela!


Não permita Deus que eu morra

Testemunhando crianças na rua

Que não brincam e nem sonham

Vítimas da sociedade crua

Sem razões para acreditar!


Não permita Deus que eu morra,

Sem melhores dias partilhar,

Com alegria e igualdade

Uma nova terra formar

E todo ser humano respeitar!


Júnia Batista dos Santos -  8° ano Matutino



6- CANÇÃO DO BRASIL


Meu país tem passarinhos

Que cantam até cansar...

As florestas que aqui tem

Não se comparam com as de lá!


Nos seus campos, muitas flores

Nas cidades, mais montanhas

Temos rios e cachoeiras

E música dos pássaros nas laranjeiras!


Ao pensar sozinho à noite

Sinto a paz deste lugar

Minha pátria tem belezas

Que não encontro em outro lugar!


Não permita Deus que eu morra

Sem que eu volte para lá!

Sem que eu reveja um dia

Os encantos do meu lugar

Sem que abrace os amigos

e no seu solo descansar!


Meu país tem passarinhos

Que cantam até cansar

As florestas que aqui tem

Não se comparam com as de lá!

Não permita Deus que eu morra

Sem que eu volte ao meu lugar!


Kaleby Pereira Chaves - 7° ano vespertino



 7- CANÇÃO DO AMOR


Minha terra do amor

Onde tem amor pra dar,

Tem abraço e carinho

Melhor coisa não há!


Nosso céu tão infinito,

E nossas lindas flores

Deixam os dias mais bonitos,

Nossas vidas com mais cores!


O amor às vezes cega

Mas é preciso acordar!

Minha terra do amor

Onde tem amor pra dar!


O amor é calmaria,

Supera toda agonia.

Se um dia causar dor

É porque não foi amor!

Minha terra tem valores

Que tais não encontro por cá!


Vão crescendo mais amores

Que não podem acabar!

Sentimento que não se compra

Nem se pode obrigar.

Basta ouvir o coração

Que o amor nascerá!


Laís Carvalho Rodrigues 8º ano vespertino



 8- CANÇÃO DA MINHA CIDADE


Minha cidade tem beleza

Onde canta o pica-pau,

As aves que aqui gorjeiam

Tem um som fenomenal!


Nosso céu tem mais estrelas,

Nossos campos têm mais flores,

Nossas praças têm mais vidas,

Nossas vidas mais amores!


Ao ficar sozinho à noite

Minha cidade dá prazer,

Posso ir à praça à noite

Para uma pizza comer!


Minha cidade tem esportes

Os jovens vão sempre jogar.

Ao chegar em casa à noite

Torço para meu time ganhar!


Não permita Deus que eu morra

Sem ver Ataléia crescer.

Que eu possa ter uma empresa

E empregos oferecer!

Minha cidade tem belezas

Difíceis de descrever!


Luís Gustavo Almeida Santos -   8° ano vespertino

Sob orientação da professora Maria Aparecida Pereira Carvalho



 9- CANÇÃO DA TERRA


Minha terra tem favela

Onde canta o “ RÁ-TÁ-TÁ”!

As famílias que vivem aqui

Não sobrevivem como lá.


Nosso país tem ambição

Nosso plenário tem atores

Em seus bolsos, mais “money”

Nossos líderes, malfeitores!


Se andar sozinho à noite

Pode ir despreocupado,

Seja em casa ou na rua

Saiba que será roubado!


Minha terra tem Brasília

Onde reina a bandidagem:

Destroem vidas, destroem famílias

Na mais pura sacanagem.

Não permita Deus tal criminalidade

E que a justiça reine de verdade!


Permita Deus que eu viva

Pra lutar por uma razão

Ajudando a retirar do poder

A nata da corrupção!

Que empobrece a minha pátria

e assola a população!


Minha terra tem Brasília

Onde reina a bandidagem

Destroem vidas, destroem famílias

Na mais pura sacanagem.

Não permita Deus tal criminalidade

E que a justiça reine de verdade!


Luna Santos de Oliveira 8º ano vespertino



 10- HINO À MINHA TERRA


Minha terra tem artistas

Onde não falta imaginação,

Nas artes que aqui fazem

Demonstram toda emoção!


Nossas paisagens têm mais detalhes,

Nosso povo tem mais talento,

Nossas vidas têm mais cores,

E as cores, mais sentimentos!


Ouvindo o toque do violino

Mais prazer encontro eu lá!

Minha terra tem artistas

E não quero sair de lá!


Os artistas de cá

Não são como os de lá!

Em cada criação

Beleza como não há…

Não permita Deus que eu me mude

Daqui pra outro lugar!


Ouvir o toque do violino

Mais prazer encontro eu lá!

Minha terra tem artistas

E não quero sair de lá!

Não permita Deus que eu me mude

Daqui pra outro lugar!


Vitória Alchaar 8º ano vespertino



PARA VOTAR DIGITE APENAS O NÚMERO QUE INDICA A SUA PARÓDIA FAVORITA, ASSIM VOCÊ ESTARÁ COLABORANDO COM A PREMIAÇÃO DOS NOSSOS POETAS.

1° LUGAR: PIX DE R$150,00 + Prêmio de participação.
2° LUGAR: PIX DE R$100,00 + Prêmio de participação.
3º LUGAR: PIX DE R$50,00 + Prêmio de participação.