A LEITURA E SEU PODER DE DESPERTAR A CAPACIDADE CRÍTICA E DE REFLEXÃO


Comprar A Menina Que Roubava Livros - Microsoft Store pt-BR

Despertar a paixão pelos livros nos jovens pode não ser uma tarefa tão fácil para a maior parte das famílias, mas é fundamental consolidar o hábito o mais cedo possível. A leitura não só desenvolve habilidades essenciais para a vida escolar e profissional, como também está na base da formação humana. Além de entreter e estimular saudavelmente a fantasia, os livros têm o poder de despertar a capacidade crítica e o gosto pela reflexão.
Apesar de sua comprovada importância, o interesse pela leitura não deve ser motivado de maneira forçada. Se a atividade for uma imposição familiar, é grande o risco de o efeito ser contrário: a criança poderá tomar birra dos livros e erguer contra eles um bloqueio difícil de vencer.
Mas calma! Na era do audiovisual, há uma ferramenta que pode lhe ajudar muito neste trabalho: o cinema. A familiaridade das novas gerações com a imagem e a tecnologia torna os filmes mais facilmente assimiláveis, além de exigirem menos tempo de concentração dos jovens espectadores. As adaptações literárias no cinema, que estão sempre em alta no mercado, também podem ser excelentes portas de entrada para o maravilhoso universo da leitura.
Pensando nisso, apresentamos algumas dicas de filmes para ajudar você a despertar o interesse pela leitura nas crianças ou jovens da sua família. Continue com a gente e prepare a pipoca!

1. O Contador de Histórias (2009)

Classificação indicativa: 14 anos
Dirigido por Luiz Villaça, O Contador de Histórias é a cinebiografia de Roberto Carlos Ramos, educador e contador de histórias.
Guiado pela narração do próprio Roberto (Paulinho Mendes), o espectador acompanha sua trajetória desde a infância, na Belo Horizonte de 1970. Aos seis anos de idade, o menino foi deixado na Febem (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor) por sua mãe. Acreditando que ali a criança encontraria um futuro melhor, ela não contava que, a partir disso, Roberto se envolveria em diversos delitos, além de se tornar usuário de drogas.
Aos 13 anos, após 143 fugas e a classificação como irrecuperável na fundação (cuja realidade passava longe da imagem propagandeada na época), Margherit Duvas (Maria de Medeiros) surge na vida de Roberto. A pedagoga francesa, que visitava o Brasil a trabalho, logo conquista o garoto com sua doçura e carinho a toda prova. Ela lhe dá um lar, o alfabetiza e incentiva a estudar. Porém o grande dom despertado por Marguerit no coração daquele outrora considerado como irrecuperável é o amor.

2. O Vendedor de Sonhos (2016)

Classificação indicativa: 10 anos
Inspirado no livro homônimo de Augusto Cury e dirigido por Jayme Monjardim, O Vendedor de Sonhos acompanha a trajetória de Júlio César (Dan Stulbach). Desencantado com a vida, o psicólogo tenta suicídio, mas é impedido pela interferência de um mendigo, conhecido apenas como Mestre (César Troncoso).
A partir daí,os dois desenvolvem uma amizade peculiar, que muda suas vidas em definitivo. Eles passam a salvar outras pessoas que vivem na mesma situação em que Júlio César se encontrava, apresentando-lhes um novo jeito de viver e enxergar o mundo. Assim, O vendedor de sonhos discute empatia, esperança, otimismo e sonhos de forma emocionante.

3. Central do Brasil (1998)

Classificação indicativa: 12 anos
Dora, vivida por Fernanda Montenegro, ganha a vida escrevendo cartas para os analfabetos que passam pela estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Cínica e amargurada, ela zomba das manifestações de afeto nas correspondências que escreve.
Um dia, porém, a esperança de um menino revoluciona a vida de Dora. A mãe de Josué, a qual sempre escrevia para o pai do menino por intermédio de Dora, acaba de falecer. Josué, então, pede a ajuda de Dora para encontrar o pai que nunca conheceu.

4. A Menina que Roubava Livros (2013) 

Classificação indicativa: 10 anos
Ladrão de livros tem cem anos de perdão. Pois é a paixão pela literatura que salva a vida da pequena órfã Liesel Meminger, que cresce em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial. Depois de ser adotada por um casal de estranhos, ela passa a roubar todos os livros que encontra pelo caminho ou que estejam prestes a serem queimados pelos nazistas.
O passaporte para o mundo da fantasia é dado a Liesel pelo pai adotivo, que a ensina a ler e a aproxima de um escritor judeu que vive escondido no porão de sua casa. Assim, Liesel supera sua solidão, aprende a se relacionar com o sombrio mundo a seu redor e se nutre da esperança de dias melhores.
Adaptação do livro homônimo do best-seller de Markus Zuzak, A Menina que Roubava Livros é uma ode à potência redentora da arte, da empatia e da inocência.

5. Mãos Talentosas: a História de Ben Carson (2009)

Classificação indicativa: Livre
Inspirado em uma história real, o filme conta a inspiradora trajetória de Ben Carson, um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo.
Pobre, negro, filho de mãe separada e analfabeta, Ben (Cuba Gooding Jr.) vive em um subúrbio dos Estados Unidos e não tem esperanças de um futuro melhor. Desmotivado com a sua realidade, o jovem coleciona um baixo rendimento escolar e cada vez mais decepções.
Quando sua mãe resolve incentivá-lo a criar uma rotina de leitura, Ben vê sua vida se transformar. Lendo dois livros emprestados por semana, o jovem começa a dar os seus primeiros passos, motivados por seu interesse pela leitura, rumo a uma carreira de sucesso.

6. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Classificação indicativa: 12 anos
Em 1959, a tradicional escola preparatória Welton Academy contrata o ex-aluno John Keating (Robin Williams) como o mais novo professor de literatura inglesa e norte-americana. Mas logo que começa a lecionar, os métodos nada convencionais de ensino do jovem educador chocam a conservadora direção do colégio.
Com seu jeito revolucionário, John incentiva seus alunos a reflexão e pensamento livre, estimulando-os a viver suas vidas de forma que valha a pena. Quando descobrem que o docente participou da Sociedade dos Poetas Mortos, famoso clube de leitura de poesia, os estudantes decidem reviver o grupo.

7. O Menino do Pijama Listrado (2008)

Classificação indicativa: 12 anos
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield) tem oito anos e é filho de um oficial nazista, que acaba de ser promovido para uma importante missão em um campo de concentração. A família sai de Berlim rumo a uma área isolada no interior do país e o menino vê a sua vida mudar completamente.
Sem ter com o que se distrair, Bruno começa a explorar a região e conhece o jovem Shmuel (Jack Scanlon), que está sempre usando um pijama listrado e vive preso atrás de uma cerca elétrica. Uma amizade improvável e inocente surge entre as duas crianças, que passam cada vez mais tempo juntas. Entretanto o que eles não imaginam é que essa relação é mais perigosa do que pode parecer. 

3 comentários:

  1. Muito interessante!Ótimas dicas de leitura

    ResponderExcluir
  2. ótimas indicações,os livros são ótimos, tive oportunidade de le e de assistir aos filmes de alguns deles. mas o livro e mais interessante.
    não percam a oportunidade de viajar na leitura.
    parabéns ao blog cada dia melhor

    ResponderExcluir
  3. Ótimas indicações ! CLEMENTE sempre acertando em tudo que faz !

    ResponderExcluir