Tomás Antônio Gonzaga foi o escritor que teve o primeiro livro publicado no Brasil, a obra “Marília de Dirceu”. Monteiro Lobato fundou a Companhia Editora Nacional, em 1925, e com isso, muitas possibilidades surgiram para o crescimento editorial no país. A obra “As aventuras de Tom Sawyer” do autor Mark Twain, foi o primeiro livro feito em uma máquina de escrever.
Existem inúmeras curiosidades e fatos interessantes por trás do livros. Para celebrar A SEMANA NACIONAL DA BIBLIOTECA E DO LIVRO , preparamos um artigo sobre a origem da data e a importância da leitura. Confira!
O Dia Nacional do Livro é comemorado dia 29 de outubro. A data foi escolhida devido à fundação da Biblioteca Nacional, que aconteceu no dia 29 de outubro de 1810
A Biblioteca, localizada na cidade do Rio de Janeiro, é considerada pela UNESCO a maior da América Latina e uma das dez maiores do mundo. Atualmente, o acervo conta com 9 milhões de itens.
O estudo Retratos da Leitura no Brasil do Instituto Pró-Livro, traçou as principais características dos leitores no país. Confira!
- Mulheres (52%) leem mais que homens (48%).
- 25% dos leitores se concentram na faixa de idade entre 5 e 17 anos, que corresponde ao período escolar.
- 29% dos leitores mais assíduos estudaram até o quarto ano do Ensino Fundamental.
- 33% dos amantes de livros possuem a renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos.
- A região Sudeste concentra 43% dos leitores nacionais.
- O número de livros lidos por ano é de 4 livros por habitante, sendo 2,1 inteiros e 2 em partes.
Você sabia que literatura não é apenas a arte de escrever, mas também a arte de ler? Sem o leitor não há a necessidade do escritor; e se não houver o escritor, não haverá o leitor, isso é uma coisa óbvia! Um depende do outro, portanto, um casamento que deve durar para sempre: escritor-leitor; leitor-escritor.
A leitura tem um papel muito importante na aprendizagem do ser humano. Além de fornecer informações específicas sobre determinado assunto, a leitura auxilia na melhoria da escrita e do vocabulário e no desenvolvimento do raciocínio e do pensamento crítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário