quinta-feira, 8 de outubro de 2020

OUTUBRO ROSA e os efeitos da COVID-19 na PREVENÇÃO do CÂNCER DE MAMA

Levantamento feito pela Fundação do Câncer, com base nos dados do SUS, indicou queda de 84% nas mamografias feitas no Brasil durante a pandemia da covid-19 em comparação com o mesmo período do ano passado

O número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu entre janeiro e julho deste ano, em comparação com os anos anteriores. O número de mamografias realizadas até julho de 2020 foi de 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos de 2018 e 2019. Esses dados foram divulgados no último dia 07.
De acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia foi o fator principal para a diminuição da procura por esse serviço, ainda que as unidades de saúde tenham mantido o atendimento e a oferta de tratamento às pacientes. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, comparou o diagnóstico precoce do câncer de mama com o da Covid-19. “Quando você fala em diagnóstico precoce, não tem como não falar da Covid-19. Quando mais cedo procurarmos os médicos com sintomas da Covid-19, mais cedo somos seremos atendidos, tratados e vamos ficar bons. Quando mais cedo procurarmos os médicos com sintomas de câncer de mama ou outros, mais cedo começamos a tratar e mais chance temos de ficarmos bons”, frisou.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Falar sobre o Outubro Rosa é sempre bom. É muito importante fazer a prevenção contra o câncer de mama e incentivar outras pessoa a fazer também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário