quinta-feira, 29 de outubro de 2020

29 DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DO LIVRO


O livro é um instrumento que está entre as maiores invenções da humanidade. É admirável a sua história na linha tempo, de fato é um marco na História. Dos mosteiros na Antiguidade, e seu acesso restrito ao clero e aos letrados, hoje o livro alcança o mundo todo e isso fantástico!”, ressaltou a bibliotecária, lembrando que, independentemente do suporte ou formato e uso – se para ensino ou lazer, é através do livro que ocorre o registro e a disseminação do conhecimento, contribuindo para tornar os cidadãos críticos, o surgimento das ideias, a imaginação e o desenvolvimento intelectual do indivíduo.

 O Dia Nacional do Livro foi instituído em homenagem à data da fundação da Biblioteca Nacional, pela coroa portuguesa. Anteriormente, as primeiras bibliotecas eram montadas em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo e a data foi escolhida devido à transferência da biblioteca para o seu próprio local, inaugurado no dia 29 de outubro de 1810.

Com a vinda da Família Real para o Brasil, foi disponibilizado um acervo muito grande da Real Biblioteca Portuguesa. Ao todo foram mais de 60 mil objetos trazidos para o país.

Em 1966 a comemoração é oficialmente instituída no território nacional pela lei 5.191. À título de curiosidade, há também o Dia Internacional do Livro, que é celebrado no dia 23 de abril. No Brasil, também comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18 de abril, em lembrança ao aniversário do autor Monteiro Lobato.

o ato de ler é extremamente importante para a cognição, contribuindo para a criação de “teias mentais”, permitindo um melhor desenvolvimento da linguagem e melhorando a capacidade de criar relações entre os conhecimentos e as ideias.

VAMOS RELEMBRAR  ESTA HOMENAGEM AOS LEITORES DA ESCOLA CLEMENTE REALIZADA PELA BIBLIOTECA JOSÉ DE ANCHIETA PELO DIA NACIONAL DO LIVRO/ 2019:

Nenhum comentário:

Postar um comentário