quarta-feira, 26 de agosto de 2020

CONTANDO HISTÓRIAS

 Este é um espaço dedicado à arte de CONTAR HISTÓRIAS.

Mesmo não percebendo, estamos sempre contando uma história. Narramos um fato acontecido conosco no dia-a-dia, com riqueza de detalhes. Às vezes, um capítulo de uma novela, uma notícia do jornal que foi lido, um fato que outra pessoa nos contou, enfim, somos contadores de histórias natos.

Apesar da inovação nas formas de se narrar histórias, essa atividade continua tendo, na sua essência, a preocupação de trabalhar a afetividade, a emoção e o imaginário do ouvinte. Para ser um contador de histórias é preciso ter um dom, ter sensibilidade e poder de encantamento.

Ana Maria Machado, uma das maiores escritoras infanto-juvenis do Brasil afirma que: “Ler é muito gostoso, é natural que as pessoas gostem. Só falta alguém que desperte esse interesse”. Através do contar histórias, as crianças e jovens acabam se envolvendo  e assim, vão querer ler por si mesmos

Fantasia existe para quem quiser e souber vivê-la. As histórias, principalmente os contos, podem fazer muita criança ou adolescente sonhar e imaginar mundos diferentes do seu. Ouvir histórias e entrar para o mundo da imaginação amplia as possibilidades das crianças e jovens se transformarem em adultos saudáveis. Afinal de contas cada um tem que viver suas experiências para construir sua própria história.


Vamos apresentar a você A ÁRVORE GENEROSA, um clássico de 1964 que conta a história do amor entre uma árvore e um menino. Aborda a a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o menino parece desaprender quando vira homem.

CONHEÇA ESSA HISTÓRIA NO VÍDEO A SEGUIR: 


13 comentários:

  1. Incrível,sempre podemos ajudar os outros,doar se aos outro é compreender jesus dento de nós .
    Belíssima ,matéria ,"Uma mais uma e sempre mais que dois".

    ResponderExcluir
  2. Ótima história. Parabéns as bibliotecárias. O blog está muito bom. 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Convido a todos e todas para se deliciar nesta linda história de amizade entre a árvore e o menino. Vocês vão amar.

    ResponderExcluir
  4. Polly, eu não conheço. Esse blog está tão encantador que da vontade de passar boa parte do tempo investindo nessas riquezas a serem exploradas que estão sendo postadas por vocês. Estão de Parabéns!!!!!! Um fraterno abraço a todas.

    ResponderExcluir
  5. Assisti. Amei e irei compartilhar!!!! Essa árvore é um exemplo para nós.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que bom q estão gostando dos posts! Ficamos felizes por estarmos somando...esta árvore tão generosa pode ser comparada a Deus, q tudo nos oferece em sua generosidade por amor a nós e mtas vezes somos egoístas, só pensamos nas nossas próprias necessidades... são mtas as possibilidades de interpretação p esse conto.

    ResponderExcluir