terça-feira, 4 de agosto de 2020

ALUNO NOTA 10!

Diante das diversas distrações do mundo contemporâneo competindo com os estudos — tais como a internet, as redes sociais, os games e os smartphones, por exemplo —, motivar os alunos a estudar se tornou um desafio e tanto na vida dos educadores. Esta questão se intensifica no atual contexto de distanciamento social provocado pela COVID-19, no qual as fronteiras físicas da escola tiveram que ultrapassar sua edificação para chegar até a casa de cada aluno.

Sendo assim, uma vez que o professor desempenha um papel decisivo na motivação de seus alunos em relação aos estudos, é preciso muita inovação e adaptabilidade. Este momento representa uma grande transformação no cenário educacional, no qual os educadores tiveram que buscar outras práticas pedagógicas da noite para o dia. Para isso, não dá para negar que a tecnologia se mostra uma ferramenta essencial para diminuir as distâncias físicas e levar a educação para dentro das casas dos estudantes.

É preciso salientar que a escola nunca foi apenas um prédio ou edificação, tanto é que, atualmente, mesmo com os prédios escolares vazios, ainda há educação acontecendo pelo país. As escolas, na verdade, são formadas pelos professores, pelo corpo docente, alunos e comunidade escolar. A Instituição de Ensino está conseguindo dar continuidade ao semestre, contando com o auxílio das facilidades digitais, e claro, com muita dedicação dos educadores.

Apesar do momento desafiador, essa é a chance da escola se aproximar ainda mais dos estudantes e suas famílias. Conhecer sua realidade e procurar auxiliá-los, diminuindo os impactos negativos do distanciamento social e do regime remoto. Por isso, é tão fundamental que os professores procurem conhecer as dificuldades, anseios, talentos e aptidões dos seus alunos para, assim, ser possível otimizar as aulas digitais e é claro presenciais quando o cenário se normalizar.

Alunos precisam ser constantemente desafiados, afinal, muitas vezes é exatamente por meio de um problema difícil ou da proposição de uma questão mais complexa que eles se sentem motivados a pesquisar novas fontes, estudar e encontrar soluções.

Pensando nesta problemática, a Professora de Ciências da nossa escola, Lilian Martins elaborou desafios e uma recompensa ao aluno que se dedicasse a acompanhar as ações propostas pela escola, realizar as atividades do PET2 e superar dificuldades anteriormente detectadas por ela. Assim surgiu o ALUNO NOTA 10, disposto a cumprir tarefas, interagir e como resultado final, APRENDER! Com o apoio da Professora de Educação Física, Flávia Ferreira e com o apoio dos pais do alunos sua meta seria alcançada.

Após o período dedicado à realização do PET 2, a observação do cumprimento das regras propostas, o título de ALUNO NOTA 10 foi dado a YAGO BATISTA, estudante do 6º ano. As professoras contaram com o auxílio da mãe de Yago, que acompanhou todo o processo em prol da melhoria da aprendizagem de seu filho ativamente.

A surpresa do aluno ao receber sua recompensa em casa e sua satisfação de ter sido NOTA 10 foram registradas pela própria família . Esta parceria de sucesso ESCOLA-FAMÍLIA é fundamental para a aprendizagem dos estudantes, principalmente no atual método de ensino remoto.

Veja os clicks deste momento tão especial para Yago, para seus pais e para a Escola:






5 comentários:

  1. Parabéns meu anjo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo. Iago é um amor e tem uma mãe incrível!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pro meu filho fico orgulhosa e honrada por ser sua mae ong a tds pelo carinho e as professoras e a escola clemente belo belíssimo trabalho

    ResponderExcluir
  4. As palavras citadas acima me enche ainda mais de orgulho e q o nosso Senhor Jesus venha iluminar a mente de cada um e seguir os alunos por caminhos bons,vizando deixar um legado bom

    ResponderExcluir