segunda-feira, 17 de agosto de 2020

EDUCAR É LIBERTAR E NÃO CONTROLAR!

A linha entre educar e controlar é muito sutil. E os adultos geralmente ultrapassam esta linha. Pensamos que devemos, a todo o tempo, ensinar as crianças. É certo que as crianças têm muito o que aprender, porém não podemos conceber que nossa maneira de fazer as coisas e de ver o mundo é a mais válida, ou a única correta. 

 A função dos pais e professores não é criar cópias de si próprios, mas, pelo contrário, dar às crianças ferramentas para que possam desenvolver suas habilidades individuais. Educar é sinônimo de enriquecer, não de limitar. A educação não consiste em ocupar a mente. Ao invés de preencher com ensinamentos, conceitos e maneiras de fazer as coisas, liberta as crianças para que sejam indivíduos capazes de pensar e criar a partir do que já têm latente em si. 

 A animação “Cloudy Lesson”(“Como fazer nuvens”, em livre tradução), nos ensina a ensinar, contando a história de um avô fazedor de nuvens que, ao ver que as coisas não vão de acordo com o planejado, ensina ao neto que grandes ideias podem nascer de acidentes.

 
DOS ERROS PODEM SURGIR COISAS SURPREENDENTES... ERROS PODEM SER O MOTOR DA APRENDIZAGEM!

3 comentários:

  1. A edução liberta ,não aprisiona!!!Compartilha o céu ,porque voamos 💖

    ResponderExcluir
  2. É no conhecimento que temos a chance de libertação...

    ResponderExcluir
  3. Educação e vc compri com regras e se adapitar com elas
    Eloá Flores Dias 😆

    ResponderExcluir