sexta-feira, 31 de julho de 2020

O MÊS DE JULHO ATRAVÉS DE IMAGENS

Já aconteceu tanta coisa em 2020 e parece que, em seis meses vivemos a intensidade de um ano inteiro, ou até uma década. De morte trágica a coronavírus e abalo mundial, chegamos ao sétimo mês do ano e destacamos seus fatos de destaque:

Dia da Sobrecarga da Terra A humanidade atingiu o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para 2019. O planeta atinge o limite do consumo sustentável 3 dias mais cedo do que em 2018. A cada ano, a população mundial consome mais terras aráveis, pastagens, áreas de pesca e florestas do que as disponíveis realmente, além de emitir muito mais CO2 do que as florestas e oceanos do mundo podem absorver. (29/07)

Dia da Sobrecarga da Terra

A humanidade atingiu o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para 2020. O planeta atinge o limite do consumo sustentável 3 dias mais cedo do que em 2019. A cada ano, a população mundial consome mais terras aráveis, pastagens, áreas de pesca e florestas do que as disponíveis realmente, além de emitir muito mais CO2 do que as florestas e oceanos do mundo podem absorver. (29/07)


Rumo ao polo sul da Lua

A Índia lançou, com sucesso, sua missão Chandrayaan-2 ao inexplorado polo sul da Lua. É o projeto mais ambicioso da agência espacial do país. Há uma semana, o lançamento fora abortado momentos antes da decolagem. A missão, de 142 milhões de dólares, pretende explorar e mapear a superfície lunar, além de descobrir mais sobre a composição mineral do satélite e procurar por água. (22/07)








Unesco reconhece Paraty e Ilha Grande como Patrimônio 
Mundial

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco reconheceu Paraty e Ilha Grande como patrimônio cultural e natural da humanidade. O sítio "Paraty e Ilha Grande: cultura e biodiversidade" é o primeiro sítio misto (natural e cultural) do Brasil a ostentar o título. Agora, o Brasil passa a ter 22 lugares culturais e naturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial. (05/07)


Genética e Covid-19: idosos imunes e jovens expostos

Como pessoas de 90 anos ou mais conseguiram se recuperar da Covid-19 ao passo que outras mais jovens sem comorbidades estão morrendo por causa da doença? E como, dentro de uma mesma residência, uma pessoa tem os sintomas do coronavírus e outra não? São estas questões que o Centro de Pesquisa do Genoma Humano está tentando descobrir com uma pesquisa de perfil genético.De acordo com a coordenadora Mayana Zatz, estudos sobre pessoas que tinham imunidade ou resistência a doenças como o câncer já estavam sendo feitas mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. E a notícia de que pessoas com mais de 90 ou 100 anos estão se recuperando da Covid-19 foi ao encontro ao que eles já estavam pesquisando e pretendem analisar como é a reação de células desses idosos super-resistentes à Covid-19 em laboratório.

Um dos desafios desta pesquisa é ainda mapear o genoma da população brasileira, uma vez que os bancos genéticos são geralmente de populações europeias e, no Brasil, com perfil multi-étnico, há fatores genéticos diferentes. Um gene que determina uma doença no genoma de um europeu não necessariamente causa a doença se o gene estiver presente em um brasileiro, conforme exemplificou Mayana Zatz.

Com a pesquisa em andamento, o Centro de Genoma está buscando voluntários para estudo, sejam idosos super-resistentes ou casais nos quais um contraiu a doença e outro não. Se você acha que se encaixa no perfil da pesquisa, pode enviar um e-mail para estudocovid@gmail.com. (26-07)


Perda de água tratada é de quase 40 por cento no país
De acordo com o IBGE, o consumo de água por habitante é de 140 litros por dia no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia é o consumo suficiente por pessoa. As perdas de água entre o tratamento e o consumo final, no país, chega a quase 40 por cento, variando de região para região.( 22-07)


Chuva de meteoros Delta Aquáridas 


Mais uma chuva de meteoros poderá ser observada do hemisfério sul, desta vez a Delta Aquáridas, que é resultado da entrada de partículas dos cometas Marsden e Kracht na atmosfera terrestre. Essa chuva acontece todos os anos entre 12 de julho e 23 de agosto, e teve seu ápice nos dias 28 e 29 de julho neste ano.




Brasil entra em acordo mundial de vacinas para Covid-19, mas terá de pagar.

O governo brasileiro submeteu um pedido oficial para fazer parte do sistema mundial que está sendo criado para garantir a vacina contra a covid-19. A coluna já havia revelado há duas semanas a carta enviada pelo Itamaraty às organizações internacionais que vão liderar o processo. O documento foi submetido, depois de semanas de hesitação do governo brasileiro que, num primeiro momento, ficou de fora da iniciativa. Agora, as entidades apontam que Brasil e outros países de renda média poderão de fato fazer parte da iniciativa. Mas não serão considerados no mesmo patamar de dezenas de países pobres e terão de arcar com os custos para ter acesso ao produto. (17-07)

E.E.Prefeito Clemente Esteves Ferraz realiza Projeto Remoto: A MAGIA DA LIVE BRASILEIRA

A MAGIA DA LIVE BRASILEIRA abordou assuntos do momento: o Plano Tutorial de Estudos (PET) e a Covid-19 em nosso município, em entrevistas a Especialistas nas áreas de Educação e Saúde. Seguindo as normas de segurança, vídeos produzidos pela BIBLIOTECA JOSÉ DE ANCHIETA com alunos da escola transmitiram homenagens aos seus professores, uma forma de "matar a saudade e deixar-lhes um recadinho". Também houve a hora de " falar com Deus" contextualizando esse delicado momento de pandemia numa visão espiritual. Foram realizados inúmeros sorteios para os seguidores das redes sociais que a escola usa neste momento de ensino remoto para alcançar os alunos e expor as suas ações : o BLOG e o INSTAGRAM. Expô-se os textos classificados na semifinal do Concurso de Redação organizado pelos professores de Língua Portuguesa e o público elegeu o melhor por meio de votos via whats app ao longo da Live, "QUE MUNDO É ESSE?" A noite foi embalada por muita música.

O evento ultrapassou mais de 1 mil views no youtube em menos de 24 horas. ( 18-07)


Um comentário: