A história da Cinderela, também conhecida como Gata Borralheira, é um conto de fadas extremamente popular. Podemos mesmo afirmar que esta narrativa é uma das mais famosas e até que ela tem influenciado a forma romântica como vemos o mundo.
Trata-se de uma história de amor à primeira vista, que também de temas complexos como a negligência e o abuso familiar. Apesar de todos os obstáculos, Cinderela continua sonhando e encontra a felicidade no final.
O conto de fadas ilustra o poder salvífico do amor e transmite as ideias de fé e esperança, lembrando que nossas vidas podem mudar num passe de mágica.
Assim como outros contos de fadas, a história da Cinderela tem centenas de versões diferentes e parece ter sido influenciada por várias narrativas de origens diversas.
Uma das primeiras variantes da história surgiu na China, em 860 a.C. Depois, na Grécia Antiga, Strabo (63 a.C. - 24 d.C.) escreveu sobre uma escrava forçada a casar com o rei do Egito. Essa personagem também parece ser uma versão inicial da "Gata Borralheira".
Já no século XVII, na Itália, existia um conto popular semelhante que parece ter inspirado a versão publicada por Giambattista Basile em 1634.
Algumas décadas depois, o francês Charles Perrault, apontado como o "pai da literatura infantil", escreveu a variante que se tornou mais conhecida entre o público.
Já no século XIX, os incomparáveis irmãos Grimm, verdadeiras autoridades em matéria de contos de fadas, também escreveram a sua versão. Bem mais sombria, nesta história não existia a presença mágica da Fada.
Ao longo do tempo, a história de Cinderela continuou sendo contada de várias maneiras. Em alguns registros, por exemplo, não é uma Fada que surge mas o espírito da mãe da garota que desce dos céus para auxiliá-la.
A tela dos cinemas tem sido a maior responsável pela divulgação da história, contando com várias adaptações. Entre elas, precisamos destacar (obviamente) as representações da Disney.Em 1950, a companhia lançou o filme de animação com o sapatinho de cristal mais famoso da História, que fez parte das nossas infâncias e continua encantando crianças de todas as idades.
CINDERELA
Cinderela era filha de um comerciante rico, porém quando seu pai morreu, a madrasta malvada e as duas filhas fizeram Cinderela de criada. Um dia houve um baile, mas Cinderela não poderia ir pois tinha de limpar a casa e não tinha um vestido bonito para usar na festa. Sua fada madrinha apareceu e limpou toda a casa num piscar de olhos e deu um vestido lindo para Cinderela, porém, ele só duraria até meia noite. O príncipe se apaixonou por Cinderela e, na volta para casa, ela deixou cair na escada seu sapatinho de cristal. Querendo encontrá-la, o príncipe ordenou que todas as moças do reino experimentassem o sapato. Cinderela experimentou e o sapato serviu. A jovem e o príncipe se casaram e viveram felizes para sempre.
Esperança e superação 🌹
ResponderExcluir