segunda-feira, 22 de junho de 2020

10 livros para crianças e adolescentes lerem durante a pandemia

Durante a pandemia, enquanto todas as crianças estão em casa, a leitura pode ser uma grande companheira. Tanto para as crianças aguçarem a sua imaginação, quanto para que não esqueçam da interação que existia no ambiente escolar.  Igualmente, nesse momento de distanciamento social, também é possível criar momentos positivos e agradáveis. Inegavelmente, a leitura é um belo exemplo de atividade escolar que encanta, ensina e ainda serve para aproximar a família.
Nesse blog post trazemos 10 livros infantojuvenis para ler em tempos de covid-19, que são pérolas da literatura. 

1. Os convidados de Senhora Olga – Eva Montanari


A barata de Franz Kafka, o coelho da história de Alice, a sereia de Hans Christian Andersen, os mosqueteiros de Alexandre Dumas, o barão de Ítalo Calvino, a baleia Moby Dick, Dorian Gray e seu retrato, o Homem de Lata, Pinóquio… Assim, a senhora Olga nunca estava sozinha em seus jantares. Embora cega e morando no alto da colina, toda noite ela recebia um convidado especial que relatava suas aventuras. Na realidade, sua convidada era a neta Nina, que diariamente ia à biblioteca guardar os detalhes de uma história para carregar colina acima.

2. Porquês Jandira Masur

O menino tem muitos porquês. Quer saber, por exemplo, por que os mais velhos sabem o que é certo e o que é errado. Mas uma dúvida maior o atormenta: será que, quando ele crescer e já tiver idade, ainda vai querer saber? Porque ler é, sempre, importante para a educação e a formação dos jovens. Por isso nossa indicação de 15 livros infantis para ler em tempos de covid-19.

3. O menino maluquinho Ziraldo

Na narrativa de Ziraldo encontramos como protagonista um menino que se coloca constantemente em situações de “roubada”. Certamente, o que faz com que o pequeno leitor se sinta projetado no garoto. Sem dúvida, o menino maluquinho é uma criança de dez anos como outra qualquer: dotada de profunda imaginação, quase sem medos, sempre disposta a descobrir algo novo e a investigar o mundo ao redor.

4. Ou isto ou aquilo Cecília Meireles

Essa indicação, dos 10 livros infantis para ler em tempos de covid-19, ensina o pequeno leitor um imperativo da vida: é impossível fugir das escolhas. Através de exemplos simples e cotidianos, o eu-lírico faz com que o leitor perceba que, ao longo do caminho, é preciso escolher. Acima de tudo, estar atento e consciente é fundamental para se decidir entre uma coisa e outra. Afinal, seja qual for a opção tomada, a escolha implicará sempre em perda. Em contraste, ter algo significa, imediatamente, não poder possuir a outra hipótese. Notavelmente, é o que os versos de Cecília ensinam.

5. Marcelo, marmelo, martelo Ruth Rocha

O título do livro faz menção à uma das maiores dúvidas de Marcelo: por que as coisas têm determinados nomes? Inconformado com o nome dos objetos ao seu redor, Marcelo decide dar novos nomes aquilo que ele acha que não combina com o nome que originalmente têm.

6. Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Dois universos paralelos convivem em harmonia: personagens do mundo “real” (Pedrinho, Dona Benta e Tia Nastácia), com criaturas do universo “imaginário” (saci, cuca, princesas encantadas). Primordialmente, o objetivo do autor era fazer com que as crianças, de fato, mergulhassem na história e se divertissem. Certamente, Lobato estava preocupado com a fruição e tinha o desejo de transformar a leitura em um hábito prazeroso e cotidiano dos pequenos.

7. Vidas Secas Graciliano Ramos

O perfeito retrato do retirante nordestino. Assim sendo, a história de Fabiano e sua família, na companhia da cadela Baleia, é contada de uma forma que chama a atenção pela descrição das cenas, das passagens cruas e dolorosas enfrentadas pelo povo do sertão. Além, claro, da abordagem dos aspectos psicológicos de seus personagens.

8 . A megera domada William Shakespeare

Lucêncio, filho de um rico comerciante de Pisa, chega a Pádua para estudar na universidade, mas logo se apaixona por Bianca, filha caçula de um rico mercador e que já tem dois pretendentes. Enquanto isso, Batista Minola, o pai de Bianca, decide que ela só se casará depois da filha mais velha, Catarina, que é considerada uma megera e, por isso, não tem nenhum pretendente. Logo depois, Petrúquio chega a Pádua decidido a se casar com uma moça bem rica para aumentar sua fortuna. Depois de fingimentos, trapaças e trapalhadas, Catarina e Petrúquio se casam e a ex-megera faz um discurso em que defende que as mulheres devem amor, doçura, fidelidade e obediência a seus maridos, que são seus amos e senhores.

9 . O alienista Machado de Assis

Após conquistar respeito em sua carreira de médico na Europa e no Brasil, o Dr. Simão Bacamarte retorna à terra-natal, Itaguaí, para se dedicar ainda mais à profissão. Depois de um tempo na cidade, se casa com a viúva D. Evarista, uma mulher por volta dos 25 anos que não era nem bonita nem simpática. O médico a escolheu por julgá-la capaz de gerar bons filhos, mas acabam não tendo nenhum. Dr. Bacamarte se dedica aos estudos da psiquiatria e constrói um manicômio chamado Casa Verde, para abrigar todos os loucos da cidade e região. Em pouco tempo, o local fica cheio e ele fica cada vez mais obcecado pelo trabalho. No começo os internos eram realmente casos de loucura e a internação aceita pela sociedade. Mas, em certo momento, Dr. Bacamarte passa a enxergar loucura em todos e a internar pessoas que lhe causavam espanto.

10 . O mistério da casa verde Moacyr Scliar

Arturzinho e seus amigos decidem transformar a casa verde, um lendário casarão abandonado na cidade de Itaguaí, em um clube. Não apenas o local abrigara um hospício no século XIX, mas também inspirou Machado de Assis a escrever O alienista. Seja como for, no interior do casarão, os garotos percebem algumas coisas estranhas: o local está limpo e, aparentemente, alguém mora ali. Por conseguinte, para descobrir o que está acontecendo, os meninos terão de recorrer ao conto de Machado de Assis e, nele, encontrarão uma profunda reflexão sobre loucura, autoridade e poder.
Desses 10 livros, quais você já conhecia ou leu? Qual o seu favorito? Qual a lição que você leva e qual aquele que você vai ler novamente?
Essas, são algumas perguntas que o professor pode fazer sobre os livros durante a pandemia. E, assim, trazer e compartilhar a opinião de cada um entre as turmas, proporcionando uma melhor interação.
É fato que a leitura é fundamental para a aprendizagem. Pois, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aperfeiçoa a escrita. O contato diário com os livros auxilia a elaborar e estruturar uma linha de pensamento e importantíssima na hora de produzir textos.
Ler é o ato de aprender por meio da imaginação!

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